
A Meta dona de, entre outras plataformas, o WhatsApp, acaba de lançar no Brasil, a sua mais ‘nova’ criação. Trata-se do Meta AI, ainda uma espécie de experimento da inteligência artificial para interação no App mais popular do mundo, o WhatsApp.
Segundo a própria empresa, a Meta AI, “pode ajudar você com respostas, ideias e inspiração“. Conforme as informações, ela já está disponível em 23 países, incluindo o Brasil. Por aqui, em algumas regiões do país nos últimos dias e em outras, a partir desta sexta-feira (25), muita gente foi pega de surpresa com dois círculos que alternam de cores na tela do celular (um na barra de pesquisa e o outro na área de conversa), ao entrar na conta do WhatsApp.
– E ai, você como você reagiu a essa surpresa dos circulos no seu celular? Mais abaixo, o Acesse News explica um pouco como foi a nossa primeira experiência com o Meta AI.
Dias atrás a Meta informou que estava aguardando a regulação pela Lei brasileira (confira abaixo), para disponibilizar o recurso. “Devido a incertezas regulatórias locais, a Meta AI ainda não estará disponível no Brasil. Continuaremos trabalhando em colaboração com as autoridades locais competentes para que o Brasil tenha acesso – e seja devidamente atendido – pelo mesmo nível de inovação em IA que estamos levando a outros países, inclusive na América Latina“. Agora em outubro, foi liberado.
Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Camarões, foram os primeiros países latinos a acessar a Meta AI.
Nossa experiência: ainda com um certo receio, mas com uma curiosidade aguçada, nós do Acesse News fizemos uma experiência na tarde deste sábado (26), para conhecer um pouco como funciona: foi espantoso. Podemos definir assim, a rapidez das respostas e interação do recurso. A conversa foi na opção “Pergunte à Meta AI”. Confira nos prints abaio, trechos da nossa conversa (diálogo em texto – onde você ler “somado“, na nossa mensagem, entenda “surpreso“.

A empresa Meta também disponibilizou no blog do Whatsapp, algumas experiências que mostram, por exemplo, como seria a aparência de alguém através do AI. “Para começar, abra uma conversa com a Meta AI e digite “Imagine me” (imagine-me em português). Após uma configuração rápida, você poderá adicionar um comando como “Imagine me in a retro pink and green ski outfit” (imagine-me com um casaco de esqui retrô rosa e verde), e a Meta AI vai gerar uma imagem sua nessa cena personalizada“, exemplificou. – “Você pode redefinir ou excluir as fotos que configurou a qualquer momento“, sugere a empresa, informando que esse recurso ainda não está disponível em todos os países.

Autorização no Brasil: o portal Uol também taz uma longa matéria onde explica detalhes sobre o novo recurso. A publicação fala anda, sobre as restrições iniciais e a recente autorização da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), para a Meta AI poder atuar no país. Atrito entre Meta e autoridades brasileiras atrasou o lançamento da ferramenta no país. “Apesar de ter sido lançada em outubro, a funcionalidade havia sido programada para chegar no Brasil em julho. No entanto, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) publicou sanção administrativa que suspendeu a política de privacidade da Meta, impedindo que a empresa usasse dados de cidadãos brasileiros para treinar modelos de inteligência artificial“, ressalta.
Dados dos usuários: o Uol afirma que a medida da ANPD ocorreu porque a Meta desenvolvia os modelos de IA, usando dados de contas de usuários no Facebook e no Instagram, sem pedir a autorização deles. “A restrição foi suspensa após a empresa se comprometer a tornar o processo mais transparente aos usuários, como alertas mais claros sobre o uso de dados pessoais e emails sobre o procedimento adotado pela empresa no recurso de inteligência artificial“, complementa a publicação.