Eleições 2024MunicípiosNotíciasPolítica

Eleições em Cruz das Almas: até a metade do dia, pouco comparecimento do eleitorado às urnas

A reportagem do Acesse News fez um tuor por alguns locais de votação nas primeiras horas da manhã, a exemplo do Colégio Landulfo Alves, Biblioteca Carmelito Barbosa, escolas Maria Peixoto e Comendador Themístocles e o Cetep (Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres).

Com exceção do Landulfo, onde a Praça homônima estava lotada, nos demais locais o público era diminuto. No Cetep, por exemplo, até o vendedor ambulante estava reclamando da baixa quantidade de eleitores. “Na eleição passada, neste horário [por volta das 11h] eu já tinha vendido toda água que eu trouxe. Hoje não vendi quase nada, estou com um monte de caixa ainda alí“, revelou ele, que saiu da cidade de Cachoeira para tentar garantir uma renda extra.

Essa aparente apatia dos eleitores, na prática, parece refletir a descrença nos discursos dos cinco candidatos ao Executivo cruzalmense, que pouco, ou quase nenhuma novidade, apresentaram em suas respectivas propostas de governo.

Diferentemente das agitações das redes sociais, o que se viu nas ruas da cidade nas primeiras horas da votação, foi muito mais sujeira nas calçadas com “santinhos” espalhados pelo chão, do que o povo na rua indo votar no candidato ou nos candidatos e candidatas a quem prometeu eleger. – A expectativa agora é para o momento da apuração, para saber se o número de votos em brando e nulos, demonstrará a falta de convencimento dos candidatos e candidatas, aos eleitores e eleitoras mais conscientes e também àqueles e aquelas indeciso(a)s em quem votar.

Até a metade do dia, o que se viu pela cidade, acende um sinal de alerta para a política local. A população, parece está sinalizando não aguentar mais, a “velha política” e suas falsas promessas de campanha ou obras de “faz de contas” chegando às vésperas das eleições para tentar enganá-la. E até aqueles que se apresentam como “novas alternativas“, parecem mais (permitam a redundância) serem “mais do mesmo“.

Última hora: há quem acredite que mais para o fim da tarde poderá haver um aumento no número de pessoas em direção às seções para votação. “Há aqueles que deixam para votar mais para o fim da tarde. Umas 5h, cinco e meia“, disse outra fiscal.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo