“A oncologia é um desafio, mas pode ter uma resposta melhor pelo SUS”, diz a ministra Nísia Trindade
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na manhã desta segunda-feira (24), que apesar da complexidade da oncologia, o SUS (Sistema Único de Saúde), tem capacidade de dar melhores respostas à população brasileira, no que se refere a agilidade no atendimento aos pacientes, a partir da implantação do programa Mais Acesso a Especialistas.
Trindade ressaltou que o programa é parte essencial para a redução das filas de espera. “Precisamos garantir que não haja um grande tempo de espera e essa é a meta do programa Mais Acesso a Especialistas. É isso que vamos fazer juntos para melhorar a condição de atendimento e para reduzir o sofrimento dos pacientes. Isso é SUS na prática“, destacou ela.
A declaração foi dada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, durante a inauguração de novas instalações do Hospital Alcides Carneiro. Segundo a ministra, o programa é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A principal característica da rede pública é fazer a diferença de forma concreta na vida do povo brasileiro. O SUS é uma grande conquista da nossa população, mas o que importa é o que ele representa de forma concreta na vida das pessoas“, comentou a titular da pasta, conforme publicação do Ministério da Saúde.