DestaqueMulheres, Além Março

Mulher empreendedora: inspiração para outras mulheres

Me chamo Elise Bastos Albuquerque, sou mulher de negócios e inspiro outras mulheres a acreditarem em seu trabalho e na capacidade de alcançar seus objetivos. Depois de 04 anos de Loja, notei uma mudança bem positiva na receptividade do público e da cidade. Passei a ser convidada por escolas, universidades e feiras, para apresentar o significado e conceito da loja, além dos produtos vendidos.

Também fizemos história e diferença local, promovendo encontros de mulheres, homens e crianças, para o aprendizado. Foram saraus, lançamentos de livros, oficinas, rodas de conversas, dentre outros momentos de extrema relevância para a comunidade. Momentos esses que foram fundamentais para a construção de uma rede fortalecida de Mulheres empreendedoras. Nessa trajetória, também realizei campanhas sociais, arrecadando agasalhos, roupas, cestas básicas, absorventes, brinquedos, livros e promovendo momentos de recreações para crianças carentes.

O sonho de abrir a Loja Coletiva Ubuntu (@ubuntucoletivos), veio pelo desejo de ter um empreendimento criativo, acolhedor, com a minha identidade e filosofia de vida, para vender os meus produtos e de amigas. A grande inspiração para empreender foi minha Mãe, que sempre foi exemplo de superação, doação e amor. Com o falecimento dela, veio a reflexão: “devemos realizar os nossos projetos e ser protagonistas da nossa história”. Minha formação em administração de empresas e pós-graduação em administração pública, além do gosto e experiência em vendas, somaram-se à oportunidade de ter um ponto fixo familiar. Para sair do desejo e, de fato, começar a realizar, 06 meses se passaram. Foram muitos planejamentos, escolhas, economias e trabalho até a execução. A escolha de ser a protagonista e gestora desse empreendimento é sempre revigorante, visto que não é uma caminhada solitária.

Importante reforçar que nunca estive sozinha nessa trajetória. O apoio e o incentivo da família e amigos sempre contribuíram na vida da Ubuntu, que começou com 08 mulheres. No início, a loja enfrentou muita rejeição e preconceito, visto que sempre foi liderada e mantida por uma mulher (Eu) e também por não seguir os padrões convencionais do comércio local. Com o passar dos anos, foi crescendo, ganhando novas parceiras, aperfeiçoando horários e o próprio atendimento. As vinte e quatro mulheres que disseram sim para os seus sonhos, passaram a encontrar estimulo e esperança no seu trabalho. E ver cada conquista dessas mulheres, sim, foi uma vitória nossa.

Nos 03 primeiros anos, funcionávamos só pela tarde, com algumas parceiras da loja dando apoio nas vendas e organização (escalas de trabalho). A partir do ano de explosão da pandemia, essas escalas acabaram e a loja funcionava apenas comigo na gestão, controle, organização e frente de vendas. Após a pandemia, começamos a contar com estagiárias do curso técnico de Administração em um dos turnos. Atualmente, somos 29 parceiros, dos quais, 24 são mulheres, com produtos diversos e somando um coletivo plural, criativo e responsável. Temos moda, livros, sabores, aromas, produtos sustentáveis, da economia solidária e buscando colaborar sempre com o crescimento e divulgação de produtos dos empreendedores de Cruz das Almas, cidades circunvizinhas, do Recôncavo.

**Elise Bastos Albuquerque (@elisebalbuquerque), é graduada em Administração de Empresas e com Pós-graduação em Administração Pública, fundadora da loja Coletiva Ubuntu e participante das ações do Coletivo de Mulheres Jacinta Passos. Siga: @resistenciafeministacda/.

3 Comentários

  1. É revigorante conhecer uma experiência coletiva formada por mulheres. Parabéns a Elise e às parceiras. O futuro é feminino.

  2. Lindo e inspirador o caminho de Elise. A Ubuntu é um presente para a cidade de Cruz das Almas e para o Recôncavo. Sensacional sabermos que os sonhos e os projetos de Elise deram certo e seguem frutificando e permitindo que os sonhos de outras mulheres também se realizem. Sou uma dessas mulheres: ela e sua loja abrigam meu livro “Miudezas…” e eu agradeço, agradeço e agradeço.

  3. Parabéns, Elise, influenciar outras pessoas com boas ideias e práticas ganha muito sentido fazê-lo, nesse sentido desejo que vocês coletivo Ubuntu se fortaleçam cada vez mais, porque todos nós ganhamos. Bjs

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo