Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais de um salário mínimo, começaram a receber nesta quinta-feira (2) e vai até a próxima quarta-feira (8), a antecipação do décimo terceiro (confira na 1ª tabela abaixo). As datas dos pagamentos são definidas pelo dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Quem recebe até um salário mínimo, o pagamento iniciou no último dia 24 de abril e também termina no dia 8 (veja na 2ª tabela abaixo).
A previsão é de que, até a próxima semana, cerca de 33,6 milhões de segurados, das categorias acima, recebam a primeira parcela.
Segundo publicação da Agência Brasil, o extrato com os valores e outras informações sobre os referidos pagamentos podem ser consultados através do aplicativo Meu INSS, ou pelo site gov.br/meuinss. – Quem não tiver internet ,pode consultar pelo telefone 135, informando CPF e outros dados ao atendente. O atendimento telefônico acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h.
De acordo com as informações, o decreto para a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março, resultando assim, no quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes do segundo semestre. Com esse pagamento, o Ministério da Previdência prevê “a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia”, (Confira as datas aí na tabela). Veja mais no resumo do vídeo abaixo.
Ainda segundo o noticiado, “a maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente. – O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário“.
Tabela 2, 1 salário mínimo.
Veja o Vídeo…