Salvador registra o maior volume de chuva dos últimos 30 anos, somente na primeira quinzena de abril; diz Codesal
Informações da Codesal (Defesa Civil de Salvador), afirmam que o volume de chuvas acumulado, em Salvador, na primeira quinzena deste mês de abril, chegou a 529,8 mm, o maior registrado nos últimos 30 anos.
“Embora o volume de chuvas esperado tenha sido bastante superior, a cidade tem resistido graças ao trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura durante os 365 dias do ano. E agora, nesse período de maior intensidade, temos dado respostas breves à população no atendimento às demandas provocadas pelas precipitações”, disse Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal.
De acordo com o levantamento, um sistema de baixa pressão, ‘associado ao avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico‘ ainda mantém o céu nublado com chuvas em intensidade moderada a forte.
Publicação da assessoria de comunicação da Prefeitura informa que as cinco localidades mais atingidas foram: Pituba-Parque da Cidade, Ondina, Liberdade-Vila Sabiá, Calçada e Campinas de Brotas.
Na semana passada, a Codesal chegou a acionar sirenes nas comunidades Olaria (Sete de Abril), Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco), após o volume de chuvas superar 150 mm em 72 horas.
Operação: a Codesal coordena a Operação Chuva, em parceria com outros órgãos municipais e atua em esquema de plantão 24 horas, para atender as solicitações pelo telefone 199 (ligação gratuita). A iniciativa foi criada como medida de combate aos desastres naturais, especialmente nesse período entre abril e junho, investindo em infraestrutura, tecnologia, limpeza de áreas urbanas.
O comunicado do governo municipal, assinado pelo jornalista Thiago Souza (SecomPMS), afirma ter sido realizado ações como “ampliação do parque tecnológico da rede de monitoramento com aquisição de 20 estações pluviométricas e cinco estações meteorológicas; enlonamento de encostas, poda e plantio de árvores, dragagem de canais, desobstrução e limpezas de sistemas de drenagem. Também estão em construção no município 41 contenções de encostas. Outras 57 estruturas do tipo serão iniciadas“. Diz ainda que os investimentos contemplam mais de 500 áreas protegidas, com 190 obras de contenção de encostas e cerda de 300 geomantas implantadas.