Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis de dengue na Bahia; diz Sesab
Com 12.885 casos prováveis de dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista, no Centro-Sul Baiano, segue liderando o ranking de registros da doença no Estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28), pela Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia).
Segundo a Sesab, o município registra “mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.178) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.525)“. A Secretaria alerta para a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados.
Márcia São Pedro, diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, afirmou que desde o ano passado, o estado vem atuando no auxílio ao combate do mosquito transmissor da doença, lá em Conquista. Em um vídeo (confira abaixo), ela faz alguns alertas.
“No ano passado, Vitória da Conquista apresentou um grande número de notificações de Chikungunya, o que já era um alerta. Então, decidimos, com base em critérios técnicos, realizar ciclos de UBV no ano passado. Em 2024, fizemos outro ciclo“, disse São Pedro.
No entanto, ela ressaltou que o número de Agentes de Combate às Endemias, no município, é insuficiente. Apenas 60 profissionais, para atender uma população de mais de 340 mil habitantes.
Dê um play e confira o vídeo.