EditorialMunicípiosNotícias

Ponte D Pedro II: motoristas passam momentos de caos com constantes engarrafamentos

A centenária Ponte D Pedro II, que liga os municípios São Félix e Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, há vários meses vem passando por momentos de caos, com repetidos engarrafamentos, especialmente nos horários de picos.

Uma das principais causas disso, segundo as informações, é a comunicação precária entre os guardas que ficam nas extremidades da ponte, com a responsabilidade de orientar os motoristas que trafegam pelo local.

Com duas pistas estreitas ao longo dos cerca de 365 metros de sua extensão, o equipamento sobre o Rio Paraguaçu, não permite a circulação, ao mesmo tempo, de veículos menores e ônibus ou caminhão, por exemplo. Por isso, os guardas precisam ficar atentos para, quando um desses carros maiores acessar a ponte por uma das cidades, avisar o colega do outro lado para ‘segurar’ os outros veículos por alguns minutos.

Mas quando ocorre a falha nessa comunicação e os carros ocupam o espaço ao mesmo tempo, trava tudo e vira um caos total,. Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (13), por volta das 12h.

Apesar de ser feriado em Cachoeira, por conta do seu aniversário de 187 anos de emancipação política, o movimento de veículos parecia normal. Próximo do meio-dia, um ônibus que seguia para a vizinha cidade de Maragojipe, acessou a ponte, e de acordo com as informações, a funcionária do horário não avisou o seu colega que estava na parte de São Félix. “Ela não me avisou, não posso fazer nada“, comentou o outro funcionário.

O Acesse News foi informado de que os rádios comunicadores usados por esses profissionais do trânsito, nem sempre funcionam.

Segundo apurou a reportagem, com uma fonte que preferiu não se identificar, a responsabilidade de equipar os profissionais é das prefeituras dos dois municípios. – Necessita fazer os devidos reparos nos rádios, ou comprar aparelhos novos.

Os motoristas reclamam que esse problema de engarrafamento naquela área, vem ocorrendo há muito tempo.

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo