Desde a semana passada, a imprensa tem veiculado a notícia do pedido de recuperação judicial feito pela Companhia Aérea Gol, lá nos Estados Unidos, o chamado Chapter 11.
Segundo as informações, a empresa alega ter fechado o ano de 2023 com uma dívida preliminar estimada em R$ 20,176 bilhões, conforme publicou nesta segunda-feira (29), a Agência Brasil).
Ainda de acordo com o que vem sendo noticiado, apesar de a empresa ser brasileira, o pedido de recuperação foi feito nos EUA porque “nos Estados Unidos, esse processo de recuperação judicial permite que as empresas continuem suas operações enquanto tentam reestruturar suas contas e fortalecer seu capital“, revelou o portal CNN Brasil, também nesta segunda-feira.
Segundo o g1, no Brasil, “créditos relacionados a operações com garantia fiduciária, arrendamento mercantil, compra e venda com reserva de domínio, entre outros, não se submetem aos efeitos da recuperação judicial“.
Na última quinta-feira (25), a própria Gol divulgou ter optado pelo Chapter 11, do Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA), por ser “um processo legal dos Estados Unidos utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente“.
“Com o suporte do processo supervisionado pelo Tribunal e com a liquidez adicional do financiamento DIP, os voos de passageiros da GOL, os voos de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da Companhia continuam normalmente. A GOL seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo, proporcionando a melhor experiência aos Clientes, que poderão organizar suas viagens da forma que sempre fizeram. O programa Smiles não terá alterações, assim como os acordos de codeshare e interline, que continuarão disponíveis para os Clientes”, publicou a companhia.
Em um trecho de sua declaração, Celso Ferrer, CEO da empresa ressaltou: “Fizemos progressos notáveis até agora e acreditamos que este processo permitirá endereçar os desafios gerados pela pandemia, ao mesmo tempo em que mantemos o elevado padrão dos serviços que oferecemos aos Clientes. Este processo permitirá à GOL expandir ainda mais sua posição como uma das principais companhias aéreas da América Latina, mantendo, ao mesmo tempo, o propósito de ‘Ser a Primeira para Todos...”.