“Com esse gesto, a Igreja se aproxima ainda mais dos leigos e leigas, que nutrem sua vida de fé no Evangelho e assim sustentam também a fé das pessoas em lugares tão distantes e desprovidos da presença de sacerdotes”, disse Ilza Vidal de Pádua Costa, representante da paróquia São José, da Diocese de Ji-Paraná (RO), ao ser escolhida para representar o Brasil e a participação das mulheres na Igreja.
Neste domingo (21), o Papa Francisco conferiu às duas brasileiras Ilza Vidal e Maria Erivan Ferreira da Silva, da paróquia São João Batista, em Horizonte, na Arquidiocese de Fortaleza (CE), respectivamente os ministérios do Leitorado e de Catequista.
A cerimônia aconteceu durante o Domingo da Palavra, no Vaticano, na basílica de São Pedro. “Elas se somarão a outros sete fiéis leigos e leigas que representam o povo de Deus da Bolívia, Coreia, Chade, Alemanha e Antilhas“, publicou o Vatican News.
Ainda segundo o portal do Vaticano, “a celebração do quinto Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019, tem como lema: “Permanecei na minha Palavra” (Jo 8,31)“. A missa, que aconteceu às 9h30 (horário do Vaticano), 5h30 (horário de Brasília), pode ser conferida no YouTube.
O padre Jânison de Sá Santos, subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, revelou que mediante profundo processo de discernimento, acompanhando de orações e consultas ao presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética e outras pessoas, conseguiram chegar aos nomes das indicadas.
“Receber um ministério das mãos do Papa Francisco é um grande presente e dádiva de Deus. Como disse um padre, amigo meu aqui do Ceará, é como receber um ‘afago de Deus’. Estou levando isto no meu coração. No dia 21, estarei diante do Papa Francisco com muita emoção, mas muito grata a Deus e à Igreja por tão grande presente. Este ministério tão significativo para nós catequistas”, ressaltou Maria Erivan. Clique aqui e confira mais detalhes.