A cidade do Rio de Janeiro, registrou uma sensação térmica recorde de 58,5ºC, por volta das 9h:15min desta terça-feira (14), quando a temperatura atingiu 35,5°C. O anúncio foi feito pela estação do serviço municipal de meteorologia Alerta Rio em Guaratiba, na zona oeste da cidade.
No último domingo (12), a “Cidade Maravilhosa”chegou a ficar sob um sol de 42,5°C. A informação é da Agência Brasil.
“O recorde de calor de hoje é o maior desde que o Alerta Rio começou a fazer as medições de temperatura na cidade. O órgão informa que as duas outras maiores sensações térmicas deste ano foram 58,3°C, em 17 de fevereiro, e 58°C, em 4 de fevereiro“, diz a publicação.
De acordo com a matéria, o intenso calor registrado nos últimos dias, deve continuar ao longo de toda a semana, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.
A alta temperatura nessa época do ano, é atribuída a ausência das nuvens que costumavam se espalhar pelo céu, uma vez que normalmente nesse período, costumava chover, conforme explica Anete Fernandes, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ouvida pela Agência.
“Quando a gente tem ausência de chuva nesta época do ano, que chamamos de veranico, a ausência de nuvens favorece uma grande incidência de radiação na superfície, que é o que está acontecendo agora. Então, as temperaturas se elevam muito”, disse ela.