
O debate sobre sobre as mudanças climáticas, mobilizou o Papa Francisco a participar da Conferência das Nações Unidas, em Dubai. O evento acontecerá entre os dias 1 e 3 do próximo mês de dezembro.
Notícias do Vaticano informam que o Pontífice fará um único discurso, programado para o sábado, dia 2. Também estão programados encontros bilaterais privados e a inauguração do pavilhão da Santa Sé na Expo City.
“O Papa partirá do Aeroporto Internacional de Roma (Fiumicino), na manhã de sexta-feira,1º de dezembro, às 11h30 locais (7h30 de Brasília), com destino a Dubai. A aterrissagem na cidade dos Emirados está prevista para as 20h25 locais no Aeroporto Internacional Dubai/World Central, onde o Santo Padre será recebido“, diz o texto publicado no Vatican News.
Está previsto Francisco fazer um discurso de cerca de 30 minutos, direcionado aos chefes de nações que estarão reunidos na Expo City na Cop28.
Inauguração do Pavilhão da Fé. Segundo a programação, as 9h o Papa inaugurará, o “Pavilhão da Fé” na Expo City, que tratará de seis objetivos principais na Cop28: inspirar o poder das religiões e dos líderes religiosos como agentes de mudança para a ação climática; destacar ações concretas de instituições e comunidades religiosas para conter a mudança climática com indicadores mensuráveis e um mecanismo de monitoramento; promover uma coalizão global de líderes religiosos trabalhando juntos para a ação climática; incentivar os líderes religiosos a se engajarem no diálogo político e inspirar a ambição climática entre as delegações políticas; alcançar um alinhamento histórico por trás do apelo à ação pelo clima; unificar e maximizar a ação coletiva dos atores religiosos presentes na COP 28.
Também est-a programada uma saudação do Papa. O retorno da sua Santidade à Roma, está prevista para as 10h45 do dia 3, conforme a informa o portal.