Enem 2023: Inep aciona PF por suposto vazamento da prova de redação, neste domingo
Imagens de uma prova de redação do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio), que circularam nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, na tarde deste domingo (5), fez com que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acionasse a PF (Polícia Federal), para investigar o caso.
“Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis”, informou a assessoria de imprensa do Inep para a Agência Brasil.
De acordo com as informações, o conteúdo que circulou pela internet mostrava a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Conforme a imagem acima, é possível observar percebe-se há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, além de instruções aos candidatos sobre detalhes da dissertação, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidades em caso de fuga do tema proposto, entre outros.
As regras do edital do Enem 2023, não permite o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares no local de prova. Candidatos que forem flagrados tirando fotos das provas, por exemplo, estão cometendo um crime e são, eliminados do exame automaticamente.
Entre as proibições, segundo edital, “é motivo de eliminação do candidato a saída em definitivo da sala de provas com o Cartão-Resposta, a folha de redação ou qualquer material de aplicação, antes dos 30 minutos finais do exame, com exceção do Caderno de Questões“.