ExteriorNotícias

Ozempic falso: usado para emagrecer causa internações e efeitos colaterais graves, em pessoas na Áustria

Austríacos passaram mal e precisaram de atendimento médicos depois de usarem o que acreditavam ser um medicamento para emagrecer — o Ozempic. Após o ocorrido, o BASG (Escritório Federal de Segurança em Cuidados de Saúde da Áustria), disse ter detectado “efeitos colaterais graves, incluindo níveis baixos de glicose (açúcar no sangue) e convulsões“.

Para o BASG, isso indica que os medicamentos falsos “continham insulina” em vez do ingrediente ativo do Ozempic “a semaglutida”. A informação foi divulgada na última quinta-feira (26), pela BBC News em Viena e reproduzida pelo portal BBC Brasil.

De acordo com a publicação, o Ozempic é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk e se tornou popular como medicamento para perda de peso. Porém, no caso do produto falsificado, o Serviço Austríaco de Inteligência Criminal, afirmou “que as pessoas afetadas receberam as seringas de um médico que trabalha na própria Áustria“. E alertou “que estoques do medicamento falso ainda podem estar em circulação“.

O material em formato de das canetas injetáveis, “tinha um azul mais escuro do que os produtos genuínos“, acrescentou o serviço de inteligência. O BASG orientou que médicos e pacientes verifiuem a procedência do produto antes de comprá-los e utilizá-los.

E em nota à BBC, o ótgão faz um novo alerta: “Ozempic tem sido cada vez mais utilizado contra a perda de peso”, para o qual o medicamento não está aprovado”; Confira a matéria completa, clicando aqui.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo