DestaqueExteriorNotícias

Árvore apelidada de ‘Frankenstein’, produz 40 frutos diferentes ao mesmo tempo, nos EUA

Uma árvore desenvolvida através de enxertos, pelo artista norte americano Sam Van Aken, produz cerca de 40 frutas diferentes, na mesma época. Entre elas: amêndoas, ameixas, cerejas , damascos, nectarinas e pêssegos. A planta foi apelidada como “Frankenstein”.

Segundo as informações, as 40 espécies produzidas, só são possíveis por serem geneticamente semelhantes. “Pertencem ao gênero Prunus e possuem o mesmo tipo de estrutura cromossômica“, publicou o g1, neste sábado (14).

A publicação diz ainda que o método usado por Aken, para a planta gerar essa quantidade de frutos, foi a enxertia, técnica milenar chinesa. “Ela (árvore) enche os olhos pela excentricidade, mas a enxertia é milenar e usada no cotidiano para a produção de mudas“, explicou João Alexio Scarpare Filho, professor de e Produção Vegetal ESALQ/USP, ouvido pelo portal.

De acordo com a postagem a enxertia é usada para o melhoramento genético e consiste em conectar parte de uma planta (da mesma espécie ou não) em outra, para que ela se desenvolva de uma única vez. Com isso, a árvore receptora fornece nutrientes e água, para a planta enxertada.

A informação é que a borbulhia é a forma mais comum de fazer a enxertia. Onde, um pedaço da casca da planta ‘matriz’ (que será reproduzida), é retirado e encaixado na espécie receptora, da qual, também é removida uma parte da casca, deixando o câmbio (camada entre a superfície e a medula do tronco) exposto.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo