Notícias

Outubro Rosa: governo da Bahia amplia número de vagas para 24 mil mamografias e 4.500 consultas

A meta inicial da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), era ofertar 20 mil exames de mamografia na capital e interior, além de 2.700 consultas com mastologia e ginecologia. Mas esses números foram superados em menos de três dias. “A campanha de conscientização e detecção precoce do câncer de mama superou as nossas expectativas, tanto que estamos abrindo cerca de 4 mil novas vagas de mamografia e 1.700 novas consultas com mastologista“, afirma Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado.

A afirmação foi divulgada em nota à imprensa, nesta terça-feira (3). Segundo o comunicado, os exames para mulheres entre 40 e 69 anos, podem ser agendados pelo site http://outubrorosa.saude.ba.gov.br. Não é necessária a requisição médica. As pacientes ainda podem escolher dia, local e turno, onde desejam realizá-los.

Os critérios são: não ter feito o exame há menos de seis meses e não ter feito cirurgia na mama. No dia do eame, devem levar: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. .

Já as consultas com mastologista têm como pré-requisito a requisição médica ou um exame indicando alteração na mama, informa a nota.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

De acordo com a Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Bahia, do total de agendamentos realizados, 94% foram em Salvador.

Na capital baiana, a nova unidade móvel que fará os exames de mamografia estará localizada em Cajazeiras, a partir do dia 5 de outubro. Já as consultas com mastologista serão realizadas no Hospital da Mulher ao longo dos meses de outubro e novembro, sempre aos finais de semana (Foto: Leonardo Rattes/SaúdeGovBa).

A Bahia é referência nacional no rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2023, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil seja de 73.610.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo