Viver a própria vida
*Por: Dra. Maria José
Qual é a vida que eu devia estar vivendo? As vezes você tem a sensação de que deveria estar vivendo outra vida? Que essa que você vive não é a sua vida verdadeira? Que existe um outro modo de viver mais pleno e melhor do que a vida que você vive? Ou se sente entediado(a), triste , melancólico(a) com sua vida atual? E qual seria a vida a ser vivida? Como acessar essa vida?
E a resposta é muito simples – ouvindo seu coração.
E como ouvimos nosso coração? Através dos sentimentos, que são nosso GPS, nosso termômetro sobre o que é interessante ou não para nós.
Mas, temos muito medo de seguir nossa orientação interna porque ela aponta para o não casual, o não convencional. Ela não segue regras pré estabelecidas e nem normas sociais.
O coração é livre, amante da verdade e da simplicidade. O coração gosta de fazer o que gosta de fazer, o que lhe faz bem, o que lhe causa bem estar, o que lhe completa e realiza. O coração não tem medo de nada porque sabe quem é, tem certeza do que quer e deseja. Ele não vai seguir ninguém , somente a si mesmo, sua verdade e orientação, bastam para o encontro consigo mesmo e com a felicidade.
Tudo isso causa estranheza a quem aprendeu e foi condicionado a acreditar em todo mundo, menos em si mesmo, a fazer o que querem que faça, e fazemos para sermos amados, aceitos e incluídos.
Ficamos contra nós mesmos em benefício do outro, nos achamos indignos e inseguros quanto ao que desejamos. Nossas incertezas dão espaço para o outro mandar e determinar nossa vida. Fazemos o que os outros querem e passamos a vida infelizes porque não estamos vivendo a nossa verdadeira vida, aquela esquecida no coração, latente, sufocada, tolhida, e que deseja existir e nos levar a realização plena.
Essa vida foi tão sufocada que restou apenas uma leve sensação de que não estou vivendo a vida que eu gostaria de viver. É uma fagulha, uma fumacinha de memória que ainda sobrevive no coração e que nos lembra do que estamos perdendo, ao não escolher viver nossa verdadeira vida e sair da vida que nos impuseram e determinaram para nós, através dos mandatos sociais, desejos familiares e ancestrais.
Quer descobrir sua verdadeira vida? Me procura que te guio por esse caminho até o encontro consigo mesmo.
*Maria José Etelvina dos Santos, é Psicóloga, Biopsicossomatista, Mestre em Educação Emocional e Professora Universitária. CRP 03/01436 – Contato: Whatsapp (71) 9.9206-4920.
- Textos assinados, são de responsabilidade de seus autores!
Eu seguirei meu coração ❤️