Bactérias nas unhas longas: formato maximalistas saem de cena para dar espaço às formas mais naturais
*Por: Camila Souza
Em meio às ‘histórias’, o que se diz mesmo é que o surgimento da ideia de coloração das unhas originou-se na índia. Mediante ao uso de henna, as indianas extraiam para tingir os dedos, como referência à riqueza. Já os esmaltes foram criados pelos chineses, feitos com mistura de goma arábica, gelatina, cera, tintas vegetais e até mesmo claras de ovos. Logo após esses procedimentos, misturavam-se com pétalas de rosa e orquídeas, para obter a coloração avermelhada ou rosada.
[Já] os longos comprimentos das unhas, eram sinônimos de nobreza. E até mesmo os guerreiros, pintavam suas unhas de preto antes de ir à guerra em demonstração de poder e coragem. Assim como os antecedentes, hodiernamente tornou-se febre o uso de unhas extravagantes, cheias de detalhes e principalmente longas.
A rapper Card B ousou nas redes sociais ao aparecer com unhas enormes, cravejadas de pedras.
A escolha das unhas maximalistas, é uma característica para chamar atenção. Demonstra ousadia e atitude. Geralmente utilizadas para ocasiões especiais, principalmente as festas. Mas também se tornou normal para o dia a dia.
No entanto, em uma entrevista concedida ao jornal USA Today, o biólogo Jeffrey Kaplan, destacou que “quanto mais longa a unha, maior a área de superfície para os micro-organismos aderirem. Estudos encontraram 32 bactérias e 28 fungos diferentes debaixo das unhas“. O biólogo ainda ressaltou que o comprimento torna a descontaminação mais difícil.
Esse espaço vem sendo ocupado pelas unhas minimalistas, que contém tamanhos menores, e um estilo mais discreto e elegante, dando suavidade e naturalidade.
Alguns artistas aderiram a essa tendência e estão utilizando modelos mais simples, como a atriz norte-americana, Anne Hathaway.
Fica notório que para quem é fã de unhas naturais, a praticidade anda lado a lado e as unhas minimalistas são a melhor escolha.
Apesar das garras grandes chamarem bastante atenção e serem escolhidas por muitos, é importante destacar os propícios perigos aos micro-organismos. Dessa forma, tamanhos menores e mais discretos, estão ganhado vez no mercado das tendências, e sendo aderido, por facilitar os cuidados na hora dos afazeres em geral.
__________
*Camila da Silva de Souza (@cs.camila), é estudante de jornalismo, cursando o terceiro semestre pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – campus Cachoeira). Em colaboração para o Acesse News.
- Os conteúdos assinados, são de responsabilidade de seus autores.