*Editorial – Por: Dell Santana
Diferentemente das eleições para prefeitos, vereadores, etc, em que muitos eleitores e eleitoras trocam seus votos por propinas, sem se importarem com o caráter político dos candidatos ou das candidatas (se estão ou não comprometido(a)s com as necessidades coletivas da população), espera-se que as eleições para conselheiros e conselheiras tutelares, não sejam decididas de maneira parecia. Ou seja, que não votem em um candidato ou uma candidata ao Conselho, simplismente por ter amizade ou por ser uma indicação de políticos.
Afinal, postulantes aos cargos serão eleitos e eleitas para cuidarem de tratativas que vão interferir e impactar as vidas de crianças e adolescentes.
No próximo dia 1º de outubro, a votação não será obrigatória. Mas a expectativa é de que, as pessoas sigam até as urnas, com a intenção de eleger alguém que tenha compromisso, habilidade, apetidão e responsabilidade, para lidar com as causas de uma criança ou adolescente, quando precisarem de um socorro, ou de uma ação, que as protejam de abusos ou violências, com base no que diz o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).
Para ajudar você nessa escolha, o Acesse News foi buscar informações mais amplas, sobre o verdadero papel desses agentes tutelares. E apresenta, o projeto ‘Eleições do Ano‘.
“Eleição do Ano é uma iniciativa de uma coalizão de organizações de direitos humanos para promover o processo de escolha para Conselhos Tutelares em todo o território brasileiro” define o site do projeto.
Clicando aqui, você terá acesso às explicações sobre as eleições e a uma relação com nomes de candidatos e candidatas, que se cadastrarem, para apresentar seus comprometimentos com a causa.
A plataforma é simples e fácil de particpar. Candidatos e candidatas interessado(a)s em colocar seus nomes para avaliação, vão preencher um formulário, atestando seus compromissos. Com isso, seus perfis ficam disponíveis para a consulta dos eleitores e das eleitoras, que também farão um cadastro para acessar essas informações.
Em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, de acordo com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), dez candidatos e candidatas concorrerão às vagas disponíveis. Para os eleitores e eleitoras cruzalmenses que desejarem conhecer um pouco mais sobre cada um e cada uma, o Acesse News disponibiliza abaixo, os links de suas respectivas redes sociais.
Confira quem é quem, atraves de seus perfis no Instagram. Endereços em ordem alfabética!
*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).