*Atualizado para galeria de fotos
Discursos que simbolizaram os momentos de lutas, resistências e conquistas, marcaram a cerimônia de transmissão de cargo da nova reitora da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), professora Georgina Gonçalves dos Santos, nesta quinta-feira (14), no auditório da Biblioteca Central, do Campus Cruz das Almas.
Escolhida de uma lista tríplice do CONSUNI (Conselho Universitário) da UFRB, em reunião ocorrida em 18 maio, Georgina é a primeira mulher a assumir a Reitoria da UFRB. Com um mandato que vai até 2027, ela substitui o professor Fábio Josué, que foi empossado, agora como vice-reitor da instituição.
Autoridades, representantes institucionais e o público em geral, maracaram presença, lotando o espaço reservado para o evento.
Entre as autoridades, o governador Jerônimo Rodrigues, ele que também foi aluno e professor da universaidade, nesse mesmo campus quando ainda era UFBA (Universidade Federal da Bahia), compôs a mesa ao lados do ex-reitor Fábio Josué, da estudante Víviam Karem, do auiliar administrativo Antônio Bonfim Moreira, do professor José Beltrão, além da própria reitora.
Emocionada, professora Georgina iniciou o seu discurso com a leitura de um poema e em seguida, fazendo agradecimentos especiais e ressaltando sua trajetoria. Confira um trecho.
[… São vários os motivos dos meus agradecimentos especiais. Reverencio aquelas pessoas que estiveram comigo, todo tempo. Que acreditaram em nossa portência, em nossa força e não nos deixaram desistir. Sou grata às pessoas que de maneira especial, nos acompanharam e nos ajudaram a dar nomes ao que silenciavámos, ao sofrimento, àquilo que não tem nome, àquilo que não conseguíamos batizar, àquilo que me fazia experimentar estranhamente um sentimento de vergonha. Mas um tipo de vergonha aleia. Resultado de ações entre os outros. Um sentimento sem conforto, que sabia, que os outros também sabiam, mas que não era pronunciado. Saí do silêncio. Me desloquei e cheguei até aqui o dia de hoje. Felizmente eu não percorrir esse caminho sozinha. Por isso agradeço à todas essas pessoas que facilmente se identificaram nessas minhas palavras…]”.
Shows musicais, filarmônicas e participações especiais, homenagearam a nova reitora. E os demais componentes da mesa, também discursaram.
“Hoje, está aqui celebrando e reafirmando o lugar da professora Georgina, que, para além de reitora, também é minha professora… é o Estado Democrátco de Direito sendo efetivado, e é histórico“, disse Víviam Karem, estudante do curso de Serviços Sociais.
Antônio Bonfim Moreira, auxiliar administrativo e representante sindical, descreveu o que representa a posse da reitora: “[… é por melhores condições de trabalho, em turno contínuo, para todos e todas indistintamente, é contra o racismos e os racistas, é contra o assédio moraral e outras oopressões no interior das instituições federais de ensino superior, é pelo trabalho sem prejuízo aos trabalhadores, é pela implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD UFRB), em defesa de servidores e serviços públicos, é pela realização de concursos públicos, é pelo fortalecimento da democracia, é contra o fascismo…]”.
Já o professor José Beltrão, fez referência ao impedimento do presidente Jair Bosonaro à posse da professora Georgina, em 2019. “Eu considero que hoje é um dia histórico. Evidentimente que toda posse de cerimônia de transmissão de cargo de reitor, é um dia importante para a instituição. Mas este é diferente. Diferente porque é inevitável e até mesmo necessário rememorrar o que ocorreu há quarto anos, quando o desejo dessa comunidade foi inelizmente desrespeitado. Quando a autonomia da nossa universidade foi violentamente atacada…”.
O ex-reitor Fábio Josué, desabafou: “[… em 2019 quando coloquei meu nome à disposição do CONSUNI (Conselho Universitário), para compor a listra tríplice, a nossa expectativa e de toda a comunidade acadêmica, era termos a nomeação da professorra Gina. Consagrada pela consulta informal pela comunidade por 80% dos votos e referendada no Consuni. A expectativa pela nomeação, dava-se não só pela expressiva votação que a reitora teve e por tudo que ela representa enquanto liderança acadêmica, dessa Universidade, mas também, pela tradição do governo brasileiro, de respeitar a vontade da comunidade acadêmica. Mas a vontade da maioria foi desrespeitada e a nossa autonomia, afrontada violentamente…]”. E finalizou ressaltando: “[…dizer professora Gina, que tô feliz de estar com você nessa caminhada, nesse temdo de reconstrução democrática, para que a gente possa fazer essa Universidade avançar e se tornar cada vez mais inclusiva, cada vez mais impactante na vida de pessoas e territórios nesse Recôncavo…]”.
Governador Jerônimo Rodrigues: “Nessa tarde de hoje o sentimento nosso, é pelo menos o sentimento de duas transições. 1- um momento difícil que esta Universidade e que o Brasil passaram, simbolizado aqui hoje nessa posse. Não foi só a UFRB. Não foi só a professora Gina e os nossos sonhos, que foram traídos. O Brasil foi traído. E quem dera nós podessémos dizer que a esperiência vivida,, servirá para a gente pedir ao Brasil que aprenda. Não dá para agende reconhecer que foi importante pra a gente tomar a pancada, a queda e o coice, para a gente poder levantar. Depois uma transição, muito importante também, professora Gina, de duas naturezas: a primeira, com esta instituição, com esta Universidade. E depois, nós não podemos abrir mão, porque às vezes quando a gente assume um lugar, para representar um projeto, a gente não pode ser ‘engolido’. E nós acompanhamos o quanto foi dolorido para a Universidada, para nós e para a senhora…]”.
Confira no slaide abaixo, outros clicks do evento.