Acusação de ‘rachandinha’ em Cruz das Almas: vereador diz já ter entregue as provas ao presidente da Câmara, “com os respectivos valores”

Na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do mês de agosto, o parlamentar Raimundo de Gino (União Brasil), do município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, fez uma grave acusação sobre prática de ‘rachadinhas’ (divisão do dinheiro recebido por funcionário(a) com o político que o(a) indicou para o cargo), entre um servidor da Casa, com um vereador. Na noite desta segunda-feira (11), ainda sem citar nome, Gino afirmou já ter entregue as provas ao presidente, Thiago Chagas (PSD).
“Recebi um comunicado da presidência, pedindo que fossem apresentadas as provas [da denúncia]. E no úmtimo dia 6, quarta-feira, eu fiz a entrega das provas para a presidência da Casa. As provas já estão na presidência e espero que a Comissão de Ética se organize, para fazer as investigações necessárias, para quê, se de fato se houver culpados que sejam punidos. Apenas são suposições que apresentei através de um dispositivo… pen drive, em que contém lá, no dispositivo, áudios de vereador com o servidor; contém prints de conversas via whatsapp… comprovantes de depósitos bancários com os respectivos valores…]”, disse o representante da Pumba, em seu discurso no Plenário.
O vereador também chamou a atenção, para outro detalhe comprometedor, descoberto ao ouvir os áudios. “E… prestem a atenção, senhores. Tem algo que precisa ser investigado também. Em um dos áudios, é falado pelo servidor, […] de quê, além, de comprometer o vereador, comprometer o servidor, irá comprometer também um político, que inclusive, já exerceu um mandato em Cruz das Almas…]”, declarou ele, afirmando ser um político importante do município.
Raimundo de Gino garantiu ter feito as denúncias, por está respaldado pelas provas que entregou à presidência. E se necessário, as enviará diretamente para a Comissão de Ética, à quem caberá a responsabilidade para analisar as acusações. O edil disse que seu interesse é de que a verdade ‘venha à tona‘, sem a intenção de prejudicar quem quer que seja, apenas para garantir o zelo da Casa Legislativa. (Confira aqui, a partir do tempo 2h45min)
O Acesse News entrou em contato com autor das acusaões, através de mensagem por aplicativo, para obter algumas informações. “Ainda não posso revelar essas provas porque precisamos manter sigilo, para atrapalhar as investigações que estarão sendo feitas pela Comissão de Ética da Câmara, a partir de amanhã“, respondeu.
A Comissão de Ética

A Comissão promete começar analisar as denúncias a partir desta quarta-feira (Imagem: Reprodução Ascom/Câmara – André de Jesus)
Ainda na noite desta segunda-feira, foi instituida a Comissão de Ética para investigar as denúncias apresentada pelo vereador Raimundo de Gino, sobre as supostas ‘rachadinhas’.
Após a votação das matérias, houve um intervalo para a formalização oficial da referida comissão.
Ao reiniciar a sessão, o presidente da Câmara Thiago Chagas, solicitou a apresentação dos edis que vão compor a comissão, bem como, a definição do início dos trabalhos.
Já criada, a Comissão será presidida pelo vereador Paulinho Policial (PSD), tendo Osvaldo da Paz (PT), como relator e Renan de Romualdo (Republicano), secretário. A primeira reunião está prevista para a próxima quarta-feira (16), a partir das 16h, conforme declarou o seu presidente.