Recôncavo da Bahia: Polícia Militar é cahamada para socorrer famílias quilombolas ameaçadas, em Cachoeira
Três viaturas da Polícia Militar foram deslocadas no início da tarde deste sábado (9), para o Distrito de Tabuleiro da Vitória, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, para atender o chamado de um homem, alegando que moradores da Fazenda Guaibim, estavam sofrendo ameaças.
Segundo as informações, por volta das 13h, um grupo armado invadiu o local, destruíram uma casa em construção e dispararam tiros, ameaçando famílias quilombolas existentes no local. Não há informação sobre vítimas.
Em nota ao Acesse News, o Comandante da 27ª da CIMP (Companhia Independente da Polília Militar), Major Aexandre Messias, informou que ao chegarem no local, os policiais abordaram o caseiro da fazenda em busca de detalhes sobre a ocorrência.
O funcionário não identificado, disse à PM, apenas cumprir suas funções na fazenda, entre elas, notificar aos donos do imóvel sobre a chegada de novos posseiros ao acentamento existente na propriedade.
“Segundo o caseiro, a informação é passada por um grupo de WhatsApp e um grupo de indivíduos age por conta própria na expulsão e desmanche das barracas“, destaca o comunicado.
A operação comandada pelo Sub-Tenente Cláudio, Coordenaor da Área, também ouviu as vítimas. “Elas relataram que, por volta das 13h, quatro indivíduos atearam fogo na casa em construção e efetuaram vários disparos de arma de fogo e ameaçaram de morte os moradores“.
O comando da 27ª Companhia afirma ter orientado os moradores a registrarem a ocorrência na delegacia local. “… Não podemos revelar detalhes para não atrapalhar as investigações“, disse o Major.
O Acesse News entrou em contato com um dos líderes quilombola, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. Não foi possível falar com representantes da fazenda. O espaço está aberto, caso queiram se manifestar.