“[…Uma mulher negra de alma branca, serviçal de coroné…]”, palavras racistas direcionadas à vereadora Adriana Silva, do município de Cachoeira
“Repudio veementemente os comentários racistas e machistas proferidos pelo vereador Josmar em relação a mim, Vereadora Adriana Silva, uma mulher negra. Tais declarações são completamente inaceitáveis e contrárias aos princípios fundamentais de igualdade e respeito. A capacidade intelectual de uma pessoa não deve ser julgada com base em sua raça ou gênero, mas sim pelo seu mérito e habilidades. Este mesmo vereador atacou outra mulher em uma oportunidade anterior“, a frase é da parlamentar Adriana Silva (Podemos) do município de Cachoeira no Recôncavo Baiano, que acusa seu colega do Legislativo, o edil Josmar Barbosa (Republicanos), de ter cometido os crimes citados acima, contra ela.
As ofensas do vereador que é marido da prefeita Eliana Barbosa (Republicanos), aconteceu em seu discurso na tribuna da Casa Legislativa, no último dia 28 de agosto.
Conforme mostra um vídeo (veja abaixo) publicado nas redes sociais da vereadora, Josmar a teria agredido verbalmente por discordar de suas críticas contra a gestão da prefeita.
“Todas as proposições que levo para o plenário são fruto da minha observação desse governo que negligencia o povo. Este governo retirou dinheiro da cultura para pagar dívidas e artistas de fora, está fazendo a reforma das casas totalmente desordenada sem planejamento adequado, ainda não concedeu o ajuste salarial dos servidores municipais, não pagou às empresas prestadoras de serviço, não tem realizado corretamente a coleta de lixo, dado as costas para as comunidades rurais, destruiu a padaria da escola Maria Raimunda que fornecia 10 pães por dia para cada estudante, não tem fornecido sopão e pães nos bairros, baixa qualidade na merenda escolar, falta de material pedagógico para os professores trabalharem, valor retroativo do mês de janeiro e fevereiro dos professores que ainda não foram pagos, não cumprimento do Plano de Educação, calote nas bandas do São João de 2022, não tem distribuído cestas básicas, entre outras atrocidades“, diz trecho de um textão publicado em sua conta no Instagram.
Por sua vez a Câmara cachoeirana, publicou também em sua conta oficial no Instagram, na última segunda-feira (5), uma nota dizendo repudiar qualquer ato discriminatório.
Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (5), o deputado Rogério Andrade (PSD), defendeu a vereadora do que ele descreveu como “absurdo”, o ato cometido pelo vereador. Clique aqui e confira.
Segundo informações que circularam em grupos de Whatsapp da Cidade Histórica, o parlamentar usou a mesma tribuna da Câmara para se desculpar. Porém, em um vídeo, a vítima aparece exibindo um Boletim de Ocorrência, registrado contra ele na delegacia local.
Confira trecho da fala do vereador Josmar Barbosa. O Acesse News deixa o espaço aberto, caso o vereador queira se posicionar.