Embasa quer reajustar tarifas de água e esgoto, em 8,35%; pedido foi enviado à Agersa
A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), quer reajustar em 8,35%, as tarifas de água e esgoto, para seus clientes. Proposta nesse sentido foi enviado recentemente para análise da Agersa (Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia).
Em nota divulgada nesta quarta-feira (23), a agência afirma que o procedimento é obrigatório, porém, cabe a ela, decidir se concederá ou não o reajuste.
Clique no link @acessenewsoficial
“A proposta da companhia é aplicar o cálculo do impacto da inflação, entre maio de 2022 e maio de 2023, que ficou em 5,62%; 1,1% para compensar perda causada pelo fato de a autorização do reajuste não ter ocorrido no mês base de reajuste, que é maio; mais 1,62% para recuperar o que não foi concedido pela Agersa, em 2022, em relação ao índice de reajuste tarifário, que naquele ano foi de 13,35%, mas só foi autorizado o percentual de 11,73%“, diz o comunicado.
Por outro lado, a Embasa, concessionária do serviço de saneamento básico para 367 municípios do estado, uma população estimada em mais de 11 milhões, tem sido alvo de muitas reclamações por parte de seus usuários. As constantes falta de água nas torneiras das residências (famílias relatam ficar até mais de dez dias sem o líquido), bem como, a tão questionada fórmula de cobrança da taxa de esgoto, são as maiores queixas de clientes da empresa.