DestaqueMODE E BELEZA

Projeto de inclusão chitarte: desfile de moda em Cachoeira, teve a participação especial da prefeita 

O projeto Chitarte, nasceu no instituto de artesanato, Visconde de Mauá, na cidade de Cachoeira [no Recôncavo da Bahia], em dezembro em meio às férias das artesãs, aprendizes e professores que formaram a equipe. Com o objetivo de dar mais destaque a esse trabalho, foi realizado um desfile (veja vídeo abaixo)com uma coleção de moda, neste domingo (13) na Praça 25 de Junho. O destaque principal é a atuação das mulheres no movimento, dentre elas os jovens de comunidades rurais e tradicionais de quilombos, para aprender a confeccionar e gerar sua própria renda

Em uma de suas falas, a presidente do projeto, Bárbara Nunes, destaca que a quebra desse paradigma que o artesanato é “coisa de quem não tem o que fazer” e o intitula  como profissão, por pertencer a vida de muitas mulheres do recôncavo baiano. A presidente também destaca a riqueza das várias etnias e tipologias, o que o torna mais importante para a diversidade do artesanato dentro da sociedade. “A moda tem o poder de transformação, já trabalhamos com outras coleções como moda casa e acessórios, mas precisávamos aderir a moda de vestimentas” frisou.


As artesãs que confeccionaram e estavam presentes no evento foram: Dilce dos Santos, Maria Sônia, Miria Reis, Maria das graças Salomão, Arlinda Damasceno, Maria Luiza Monteiro, Zélia Maria Pereira, Roquelina dos Santos, Lúcia Maria, Gilda dos Santos, Norma Sodré, Teresinha Borges.

A prefeita Eliana Gonzaga que estava presente no evento e fez participação especial, destacou que  “Enquanto mulher Cachoeirana, e que valoriza a arte e a cultura, o artesanato e também o empoderamento das mulheres de Cachoeira, através do processo de fazer arte, do artesanato nas roupas, e por ser um desfile voluntário, eu também me propus a ser voluntária, para mostrar o empoderamento dessas mulheres maravilhosas e através desse trabalho, que vai proporcionar a cada uma delas a independência financeira”  


Ao ser questionada de como o projeto influência para a cidade de Cachoeira, Eliana ressaltou “Esse é um ponta pé inicial para servir de inspiração e de processo motivador para tantas outras mulheres que assim desejem sua independência financeira e seu próprio empoderamento, porque para além da renda financeira, está na verdade a valorização da mulher, o empoderamento e mostrar que a mulher pode exercer uma função artística em Cachoeira e o retorno que trouxe para o público de Cachoeira, foi as belezas das artes produzidas pelas mãos de mulheres cachoeiranas“.

– O evento contou com um público de diversas faixas etárias, demonstrando o poder do desenvolvimento sustentável local. A coleção de moda ressignificou o artesanato e deu visibilidade a uma equipe formada somente por mulheres, que  se doaram para que tudo ocorresse, demonstrando a força e determinação de fazer acontecer o projeto Chitarte.

__________

*Camila da Silva de Souza (@cs.camila), é estudante de jornalismo, cursando o terceiro semestre pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – campus Cachoeira). Em colaboração para o Acesse News.

  • Os conteúdos assinados, são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo