Mães cruzalmenses poderão ganhar ambulatório de apoio para a amamentação de seus bebês; “amamentar não é simples…”, diz vereadora
Com base na sugestão de uma profissional da saúde, a vereadora Camila Moura (MDB), do município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia), indicou, segundo ele, pela segunda vez, a implantação de um AMA (Ambulatório Municipal para Amamentação). A nova solicitação aconteceu na Sessão Ordinária desta segunda-feira (7).
“Quem me apresentou esse projeto foi uma enfermeira, consultora em amamentação. E é muito simples para implantar esse ambulatório, com profissionais de saúde qualificadas, que podem acolher grávidas e mamães… com dificuldades na condução para o aleitamento materno“, defendeu a vereadora, aproveitando a campanha do Agosto Dourado.
Segundo Moura, desde 2021 ela vem lutando para a implantação desse serviço no município. A edil chegou a citar seu colega Pablo Rezende (PT), que também já havia apresentado uma ideia parecida, para a Santa Casa de Misericórdia local.
A parlamentar argumenta ter conhecimento de que muitas mães, principalmente as mais vulneráveis, têm dificuldades para garantirem a amamentação adequada para seus bebês, nos primeiros meses de vida. “Muitas mães desistem de amamentar pelas dificuldades. Quem possui condição, contrata uma consultora em amamentação, recebe as orientações [e] o leite começa a produzir. Mas aquelas mães mais vulneraveis, não teem uma referência…”, ressaltou.
Em suas redes sociais, a vereadora postou um vídeo (confira abaixo) no qual, além de se empenhar na conscientização sobre esse processo, ela traz depoimentos de algumas mães na preocupação com seu(a)s filho(a)s.