Prefeitura da capital baiana lança programa ‘Invista Salvador’, para atrair novas empresas para gerar empregos e movimentar a economia
Para atrair novas empresas, visando gerar empregos e movimentar a economia da cidade, a prefeitura da capita baiana lançou na última terça-feira (1º), o programa Invista Salvador. “Mais de 30 ações que vão melhorar o ambiente de negócios, fortalecer os mercados existentes e atrair novos investimentos para a capital baiana“, diz o comunicado do Executivo.
Segundo a nota produzida por Vitor Villar, as medidas foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e pela titular da Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Mila Paes, para m grupo de empresários em evento realizado no Centro de Convenções.
Entre as estratégias que já estão em andamento para incentivar os investidores, destacam-se o Comitê de Desburocratização (estrutura que reúne diversos órgãos para desburocratizar o processo de abertura de empresas no município) e SAC Empreendedor, que oferece atendimento e consultoria a pequenos e médios empresários.
PUBLICIDADE
Além disso, está sendo implementados, o portal Invista Salvador, onde os interessados terão acesso a programas de incentivo fiscal e estudos econômicos sobre os setores em crescimento no município. Também será criado o SAC Náutico, que ajuda a resolver questões das atividades ligadas ao mar e a abertura de um escritório suporte personalizado aos investidores.
“O Invista vem para alavancar o potencial que Salvador já possui. Trata-se de uma cidade singular, conhecida por sua história e por sua cultura; com localização privilegiada, conectando o Sudeste brasileiro, a Europa, o Caribe e os Estados Unidos; com um aeroporto internacional moderno e de alto padrão; e com mercado consumidor, somando R$ 100 bilhões em potencial“, destacou a secretaria Mila Paes. Ela lembrou anda Salvador possui um Planejamento Estratégico com 100 metas e 103 projetos, somando R$ 5 bilhões de investimento. (Foto: Laís Rocha/Ag. A Tarde)
“Uma cidade que se reposicionou, que voltou a ser comentada no Brasil e no mundo. Quem vem a Salvador sai falando bem, e é natural que desperte nas pessoas a vontade de investirem aqui. Após a pandemia havia uma demanda reprimida e a gente espera que o Brasil possa crescer ainda mais do que está previsto”, disse o prefeito.
Já Ignacio Sánchez, CEO da Leroy Merlin Brasil, comentou sobre a instalação da empresa a Salvador. “Certamente, o Invista Salvador agregará muito no processo de chegada de novos investimentos, como o nosso e muitos outros. Acreditamos muito no potencial da cidade e de todo o estado. Além disso, acreditamos que o programa acelerará o desenvolvimento de Salvador e de toda a região”, disse.
Quem também fez elogios à ‘Boa terra’, foi Ítala Herta, CEO da Diver.SSA. “Salvador é uma capital criativa com projetos incríveis, de vanguarda e frescor. Empresas e investidores precisam enxergar isso, descentralizar investimentos e olhar para essa cidade como um pólo de inovação social e de tecnologia, que de fato ela é”.
Pacote de ações
Bruno Reis promete apresentar do programa na Bolsa de Valores (Foto: Valter Pontes/Secom)
“Em linhas gerais, o Invista Salvador tem três eixos: promoção da cidade e atração de novos investimentos; desburocratização e melhoria do ambiente de negócios; e otimização da experiência do empreendedor“, enumera o comunicado.
No eixo de promoção e atração de novos investimentos, a Prefeitura pretende seguir realizando a cada três meses, os Fóruns Empresariais , além de enviar uma comitiva para eventos nacionais e internacionais e promover roadshows. O PIDI (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação); o IPTU Verde; o IPTU Amarelo e as parcerias possíveis com a Salvador Par, empresa de capital misto do município, são programas de incentivos que tambem serão amplados.
Programas de fomento à inovação, como o Salvador Tech e o Salvador Lab, e de microcrédito, como o Cred Salvador, dados econômicos dos setores de Logística, Inovação, Alta Tecnologia, Indústria, Imobiliário e do lazer focado no Centro Histórico, serão divulgados no portal do Invista Salvador.
Para agilizar a abertura da empresa, será apresentado o Redesim, Isso garantirá esse processo em 6 horas. “O fim da taxa de publicidade para centros comerciais e shoppings; o ajuste na classificação das atividades de baixo risco, contemplando 564 setores dispensados da licença; a criação da TUE (Taxa Única de Eventos) e a isenção de IPTU para mezaninos“, são outros incentivos assegurados pela secretaria.
O líder do Executivo, Bruno Reis falou ainda sobre o lançamento de um Fundo Imobiliário na B3 com realização de palestras para empresários de São Paulo.