Deputado diz que Espanhol será 100% SUS e sugere mudança de nome para “Hospital Estadual 2 de Julho”; ainda não há confirmação oficial
A assessoria de comunicação do deputado Robinson Almeida (PT), informou nesta terça-feira (1º), que o parlamentar ‘celebrou a decisão do governo do estado em tornar o equipamento hospitalar público com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS)‘.
Em nota, afirmou que Almeida aproveitou a abertura dos trabalhos do Legislativo e sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), que o Hospital Espanhol, passe a ser denominado Hospital Estadual 2 de Julho.
O comunicado revela que o hospital, que serviu ao Estado no período da Covid-19, agora contará com 246 leitos e será um “Especializado de Referência Regional“. A ideia é que o equipamento atenda a demanda de Atenção às Urgências e Emergências (clínica médica adulto e pediátrica), com oferta de serviços pela Central Estadual de Regulação. O anúncio diz que o hospital t70 leitos de UTI (60 adulto e 10 pediátrico) e 176 leitos clínicos (156 adulto e 20 pediátrico).
“Quero parabenizar o governador Jerônimo por esta importante iniciativa para a saúde pública na Bahia. E nada mais justo, nesse ano em que comemoramos os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia que esse equipamento hospitalar, de grande porte, que será entregue ao povo baiano, passe a se chamar Hospital Estadual 2 de Julho”, afirmou o parlamentar.
Porém, a notícia ainda não foi oficialmente confirmada pelo governo do estado. Ao menos é o que diz o g1 Bahia desta terça-feira.
PUBLICIDADE
Segundo apurou o portal junto ao INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), no dia de ontem aconteceu a alteração na gestão do hospital, passando para a Fabamed (Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde).
Governo não confirmou. “O g1 também entrou em contato com a assessoria do Governo do Estado, que ficou responsável pela unidade de saúde durante a pandemia da Covid-19, quando o Hospital Espanhol passou a operar como hospital de campanha. A assessoria do governo disse que não tem informações oficiais sobre o assunto“, diz o portal.
De acordo com as informações, o Espanhol, localizado na orla da Barra, funcionou entre 1885 e 2014. Mas uma crise iniciada em 2013, fez sua diretoria suspender as atividades, demitindo mais de 2 mil funcionários e realizando a transferências de pacientes para outros hospitais de Salvador.
Confira mais detalhes, incluindo um histórico do Espanhol, clicando no link.