*Texto: Saúde/GovBa – Fotos: Leonardo Rattes
[A] Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana participou, nesta terça-feira (25), da cerimônia de entrega do 2º Prêmio Mãe Stella de Oxóssi, promovido pelo Comitê de Prevenção e Combate do Racismo da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), no auditório da Secretaria de Saúde Pública do Estado da Bahia (Sesab).
Realizada na data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha, a premiação teve como tema “As Heroínas do SUS – As Contribuições das Mulheres Negras na Saúde Pública” e contou com a presença de representantes das secretarias de Promoção da Igualdade Racial e de Política Para as Mulheres, além da integrante do Comitê de Combate ao Racismo Institucional da FESF-SUS, Thais Wanda. Além da titular da pasta da saúde, outras dezoito funcionárias da saúde foram agraciadas com a premiação.
PUBLICIDADE
“Hoje é um dia muito especial em que eu parabenizo todos pela iniciativa. Sabemos o governo que a gente representa e a importância da força da representatividade. Hoje, 75% da nossa força de trabalho é formada por mulheres, em sua grande maioria, negras. Então, estamos aqui para falar da força que temos na saúde pública do nosso estado. Precisamos estar aqui de cabeça erguida por todas as nossas antepassadas que lutaram. Temos muito a conquistar e nós temos espaço dentro do governo de Jerônimo Rodrigues para isso. Sabemos o espaço que representamos e o que é importante para a gente. Seguimos nessa luta“, comentou Santana.
Para discutir as contribuições das mulheres negras para a saúde pública, o evento contou ainda com as participações da escritora Vanda Machado e da coordenadora médica do Hospital Couto Maia, Dra. Alice Sena.