Estudantes protestam em frente ao Banco Central contra a taxa de juros
O 59ª Congresso Nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes) reuniu nesta sexta-feira (14), milhares de estudantes de diversas partes do país, em Brasília, os quais fizeram um protesto em frente ao prédio do BC (Banco Central), contra a taxa básica de juros Selic, atualmente em 13,75%.
Na última reunião realizada em 21 de junho, o Copom (Comitê de Política Monetária), decidiu manter a taxa no mesmo percentual que já vem desde agosto do ano passado. Segundo noticiado pela Agência Brasil, a justificativa de que “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.
Inconformados, estudantes de várias partes do Brasil decidiram se juntar no Distrito Federal para manifestar seus descontentamento com essa decisão. “Estamos por cá… indo em direção ao Banco Central contra os juros mais alto do mundo“, sinalizou ao Acesse News no fim da tarde de ontem, Renato dos Reis, aluno da UFRB, campus Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano.
De acordo com a Agência, a UNE tem sido uma das entidades que mais critica a política de juros do Banco Central e já realizou diversos atos contra a manutenção da taxa que impacta diretamente no valor das mensalidades de programas como Prouni e o Fies.
Ainda segundo as informações, na noite da última quinta-feira (13), a UNE recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Congresso da categoria, considerado o maior encontro de estudantes da América Latina, que está acontecendo no DF até este domingo (16). “Na ocasião, ele prometeu ampliar o número de universidades e escolas técnicas“, diz a publicação.