DestaqueExteriorNotícias

Ação humana para extração de água subterrânea está deslocando o eixo da Terra, aponta pesquisa

As estimativas do modelo climático mostram o esgotamento significativo das águas subterrâneas durante o século 20, consistente com a análise do orçamento do nível médio do mar global (GMSL)“, assim a AGU Advancing Earth and Space Science, inicia um longo artigo que mostra o passo a passo de uma pesquisa, a qual afirma que a extração e transporte de águas subterrâneas, fizeram o eixo de rotação da Terra se inclinar quase 80 centímetros para o leste, entre 1993 e 2010.

Os pesquisadores acreditam que por conta dessa ação humana, o derretimento das camadas de gelo polar e das geleiras das montanhas tem sido a principal causa do aumento do nível do mar, associado ao atual aquecimento climático.

Numa explicação à BBC Mundo, o autor do estudo Ki-Weon Seo, professor de Ciências da Terra na Universidade Nacional de Seul, Coreia do Sul, disse. “As águas subterrâneas bombeadas evaporam para a atmosfera ou correm para os rios. E elas acabam nos oceanos por meio da precipitação ou do deságue“.

Essa a conclusão é de um estudo publicado no último dia 15 de junho, pelo Geophysical Research Letters, da União Americana de Geofísica (AGU, na sigla em inglês) conforme indicou a BBC.

Ainda segundo a BBC, um outro estudo de 2021, trata do impacto da perda de água nas regiões polares no eixo de inclinação da Terra. De acordo com os especialistas, até pouco tempo a motivação dessas mudanças eram desconhecidas.

O eixo de rotação da Terra é o ponto em torno do qual o planeta gira. Esse eixo imaginário liga o Polo Norte ao Polo Sul e, ao fim de 24 horas, a Terra dá uma volta completa sobre si mesma“, lembra a postagem. Clique aqui e confira a íntegra da matéria.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo