Notícias

Ministério da Justiça firma novas parcerias para auxiliar o Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais

Desde o último dia 7, quando comemorou-se o Dia da Liberdade da Imprensa, o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), em parceria com o Ministério das Mulheres, começou a formalizar os nomes dos membros das entidades que vão compor os grupos de trabalho para a unificação de dados e indicação de caminhos, visando superar problemas relacionados a ataques a esses profissionais em todo o Brasil.

O grupo tem novo encontro programado para esta quinta-feira (22), no Salão Negro do MJSP, para alinhar detalhes das ações.

De acordo com publicação do MJSP, o Relatório Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, de autoria da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), informa que em 2022, foram 376 casos registrados. Em 2021, esse número foi 12% a mais.

Apesar desta desaceleração em relação ao número total, houve um crescimento de 133,33% nas ocorrências de ameaça, hostilização e intimidação, o que demonstra que estes profissionais ainda convivem com uma rotina de naturalização da violência“.

Ainda conforme as informações, os grupos de trabalho são voltados aos seguintes temas: Raça e Diversidade; Violência de Gênero; Assédio Judicial; Ataques Digitais e Protocolo de Proteção; Caminhos Processuais e Protocolos Legais. (Foto: Tom Costa/MJSP)

Outro acordo de cooperação também foi firmado entre o MJSP e a Rede Liberdade, formada por advogadas e advogados que atuam juridicamente em casos de violação de direitos e liberdades individuais. “A ideia é dar apoio aos jornalistas e comunicadores que sofrem violências e que não possuem condições de buscar seus direitos e reparação“, diz o comunicado.

Ficou definido ainda, que haverá a unificação de um Banco de Dados com Transparência que reúna os casos de violência com possibilidade de leitura por gênero, raça/etnia, região e tipo de violência. Uma campanha de conscientização sobre a importância da liberdade de imprensa será veiculada em todo o país.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo