Febre maculosa causada pelo carrapato estrela, faz sua sexta vítima fatal no país
49 casos confirmados no pais este ano e ao menos seis mortes nos últimos dias, pela febre maculosa. As informações amplamente divulgadas pela imprensa, afirmam que a doença é causada por picada do carrapato estrela, porém, não é transmitida pelo contato entre pessoas.
De acordo com o g1, quatro dessas vítimas fatais foram infectados quando participavam de uma festa recentemente na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP). Entre elas, um piloto de avião e a mulher.
Segundo a publicação, a última morte confirmada nesta terça-feira (13), foi de uma adolescente de 16 anos que estava internada em um hospital particular da cidade. “Até a última atualização desta reportagem, o Instituto Adolfo Lutz não havia divulgado exames para confirmar ou descartar o diagnóstico de febre maculosa“, pontuou.
Ao portal, o Ministério da Saúde afirmou que “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável… com elevada taxa de letalidade“. A doença é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia e a febre pode ser leves ou mais grave.
Sintomas: por sua vez, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo alerta as pessoas, especialmente que estiveram nas regiões suspeitas: ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal… “procurem um serviço médico. Lá, devem informar que estiveram nessas regiões, para evitar o agravamento do quadro. O tratamento é realizado com antibiótico específico“.
Cura: segundo a Agência Brasil, o Ministério da Saúde, informou que a febre maculosa tem cura, “desde que o tratamento com antibióticos específicos seja administrado nos primeiros dois ou três dias da infecção“. – O medicamento deve ser administrado assim que surgirem os primeiros sintomas, mesmo sem o diagnóstico confirmado, já que ele pode demorar. “Em determinados casos, pode ser necessária a internação da pessoa. A terapêutica é empregada por um período de 7 dias, devendo ser mantida por 3 dias, após o término da febre“.