Saiba a origem da celebração do Corpus Christi e porque não é feriado nacional
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo), pela Igreja Católica, acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. No catolicismo, a referida quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.
De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho“, diz uma publicação do portal BBC News Brasil.
“A festa foi instituída pelo papa Urbano 4º, no dia 8 de setembro de 1264 – ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia“, informa a matéria. “Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano – o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só “pegaria” para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311“, afirma.
Quanto a data ser ou não feriado, o portal revela não haver um decreto com esse objetivo no país. Por isso as empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários, nas repartições públicas é ponto facultativo. Porém há cidades que aprovaram leis tornando o Dia, um feriado municipal.
Esse foi o caso de Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia, por exemplo, que em 1964 instituiu a Lei 260 decretando o feriado no município, segundo pesquisa feita pelo SindCruz.