*Editorial – Por: Dell Santana
Se Cruz das Almas continua apequenando-se para Santo Antônio de Jesus? A resposta? Pode-se dizer que sim. Isso porque hoje, a maioria de seus políticos, assim como boa parte de sua população, são egoístas. Primeiro pensam em si. E por último, no interesse coletivo. Enquanto isso, SAJ continua e continuará abocanhando as melhores fatias dos órgãos públicos que são direcionados para prestarem seus serviços aos cidadãos e cidadãs do Recôncavo do Estado.
Essa percepção de bairro periférico santoantoninse, fica evidente, quando moradores de Cruz, precisam, por exemplo, de uma ambulância (SAMU), ação policial (PM), procedimentos médicos complexos (UTI) e extensão de rede elétrica (COELBA), têm que depender de autorizações dos escritórios dos respectivos órgãos, localizados lá em SAJ.
O discurso do vereador Roberto Ximba (PP), na tribuna da Câmara (confira aqui a partir do tempo 2h9min), nesta segunda-feira (22), não é nenhuma novidade para os cruzalmenses.
Além das instituições citadas por Ximba e outras tantas que perderam a oportunidade de serem instaladas no solo habitado por Nossa Senhora do Bom Sucesso, possivelmente por má vontade, por falta de competência, ou de articulação desses políticos, que só sabem, um apontar o dedo para a gestão e legislatura do outro, ou da outra, com críticas, ao invés de levarem projetos aos governos estadual e federal, para mostrar o potencial do município para fazer jus a receber tais equipamentos estatais.
Para citar uma perda mais recente, no início desse mês, o Acesse News publicou uma matéria (clique aqui) em que o deputado Robinson Almeida (PT), anunciou um projeto para implantar o Comando Regional da Polícia Militar, na cidade de Santo Antônio. E como todos sabem, o parlamentar vive ombreado com políticos influentes de Cruz das Almas. Porém, na hora de decidir para onde levar o CRMP, a escolha mais uma vez, foi o município vizinho. Quê diabos de parceria é essa?
E pior, é que na hora, ninguém, nem população, nem políticos, não falam nada (chega a ser esquesitamente assustador esse silêncio), mas depois, todos ficam no chororô, reclamando e cheio(a)s de blá, blá, blá.
Mas é bom que se diga. Em relação ao comércio, também não é diferente. SAJ continua dando de goleada. E boa parte das lojas maiores que comercializam seus produtos na cidade das ‘espadas de fogo’ são filiais de lá. E os preços de muitas coisas, há quem diga, que por lá, são bem mais baratos.
O quê será que realmente falta aos políticos contemporâneos dessa Cruz das Almas? Por quê será que os homens que a administraram no passado, conseguiram a Embrapa (Foto: @almanaquecruzalmense), Escola de Agronomia (atual UFRB), Ceat (atual CETEP), Receita Federal (o vereador disse ter perdido para Feira de Santana), estádio de futebol, etc? O que aqueles homens públicos tinham, que os atuais não têm? – Parece ser posturas e ações ‘arretadas’ e verdadeiramente comprometidas com o município.
Mas, se um dia, a sua população que vota, também deixar seu egoísmo de lado e abrir mão desse assistencialsmo barato e vicioso, ao qual alguns se submetem (trocar o voto por dinheiro, cestas básicas, auxílio isso e aquilo, etc – exceto aqueles e aquelas que infelizmente necessitam), enchendo a barriga de promessas em épocas das campanhas eleitorais e passar a exigir desses gestores e legisladores, ações mais assertivas em prol da vida de todos e todas, certamente Cruz das Almas deixará de figurar como um bairro carente de Santo Antônio de Jesus e passará a sustentar, aí sim, por mérito e não por vaidade, o status de ‘Cidade Universitária’ que tanto se propaga por aí. Mas, quê, porém, na real, não passa de uma bela senhora (de 125 anos), ainda aprendendo a fazer, a lição de casa.
*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).