“As situações de guerra e de conflito em que muitas partes do mundo se encontram” e “a necessidade de um trabalho unitário de construção da paz por parte de toda a Igreja“. Esses foram os temas centrais das reuniões de abril do C9 (Conselho de Cardeais), um órgão criado em 2013 pelo Papa Francisco, que renovou sua composição em março passado.
A reunião aconteceu na Casa Santa Marta nos últimos dias 24 e 25 deste mês. De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa vaticana, o Papa Francisco comandou os trabalhos, onde estavam presentes o seu secretário, dom Marco Mellino e todos os membros do Conselho.
“Os trabalhos do órgão que se reuniu com Francisco na Casa Santa Marta nos dias 24 e 25 de abril chegaram ao fim. A situação sociopolítica e eclesial das regiões às quais os cardeais pertencem, os preparativos para o Sínodo de outubro e a implementação do Praedicate Evangelium, também estiveram no centro das reflexões, com atenção especial ao esforço para traduzir o trabalho de reforma na Cúria Romana“, resume o comunicado, publicado pelo Vatican News.
A nota informa ainda, que a atenção foi concentrada no esforço para “traduzir, nos diferentes níveis, o trabalho de reforma realizado na Cúria Romana“. A próxima sessão do C9 está programada para o próximo mês de junho.