DestaqueNotícias

Violência nas escolas: Ministério da Justiça apresenta balanço da Operação Escola Segura; ‘302 pessoas presas’, mostram os dados

Até a última quinta-feira (20), 302 pessoas haviam sido presas ou apreendidas pela ‘Operação Escola Segura’, de acordo com o novo balanço apresentado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), numa ação iniciada desde o dia 5 de abril, após ocorrer a morte de quatro crianças em Blumenau (SC).

Além disso, outros números da operação registram 2.593 boletins de ocorrências, 1062 pessoas ouvidas pelas polícias, 1.738 casos estão em investigação e foram realizada 270 ações de busca e apreensão de armas a artefatos de grupos extremistas, como neonazistas.

Esses dados foram destacados pela Rádio Nacional (ouça áudio abaixo), ao ouvir o ministro, que revelou a operação não ter data pra terminar. “Nós vamos continuar a agir até nós combatermos e debelarmos um a um esses agrupamentos extremistas que estão querendo fazer terrorismo contra as crianças, contra os adolescentes e contra a educação. Essas pessoas são inimigas da liberdade. São inimigas da democracia“, desse ele.

Na manhã da última terça-feira (18), numa reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula e outras autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, Flávio Dino, havia apresentado dados preliminares da operação.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que já assinou dois editais para a segurança comunitária. Um referente à adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, que prevê R$ 150 milhões para o fortalecimento das capacidades dos órgãos de segurança pública para atuação nas escolas, com ações de preventivas das polícias militares ou das guardas civis municipais e o outro, assinado em 12 de abril, que libera R$ 100 milhões para fortalecimento das Guardas Municipais e deve ser publicado na próxima segunda-feira (24). “Após a apresentação, os projetos serão analisados pelo MJSP até o fim de maio, e, a partir daí, os recursos serão liberados“, diz.

Para que as pessoas possam denunciar casos de violências em escolas, foi criado o serviço Disque 100. As denúncias podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100, conforme publicado pela Agência Brasil

Ainda na quinta-feira, o ministro disse que o governo está estudando sugestões recebidas de autoridades de Blumenau (SC), onde quatro crianças foram mortas numa creche, para efetuar mudanças legais. Ele também afirmou que foram feitas 812 solicitações para retirada de conteúdos online do ar. Esse material será usado como provas das investigações.

Segundo as informações, apenas o Telegram não respondeu ao Ministério da Justiça sobre as ações para barrar conteúdos que incentivem violência na escola. ‘A empresa vai responder a processo administrativo‘.

Ouça a fala do ministro

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo