
A Sessão Solene de posse de Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior, nos respectivos cargos de governador e vice-governador do Estado da Bahia, acontece no Plenário da manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Jerônimo Rodrigues chegará ao local às 7h30, acompanhado da próxima primeira-dama, a professora Tatiana Velloso e será recebido pelo presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes. O novo chefe do Executivo baiano fará seu primeiro pronunciamento à imprensa, em uma área reservada exclusivamente para as equipes de reportagem, conforme informou o comunicado da Assessoria de Comunicação.
O início da sessão está programado para as 8h, com participação de diversas autoridades, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco, da procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti, entre outras. A abertura da cerimônia caberá ao presidente da Assembleia Legislativa.
Após a execução do Hino Nacional pela banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar, o novo governador será convidado para proferir a leitura do juramento do Compromisso Constitucional. Na sequência, será a vez do vice-governador fazer o mesmo procedimento. Em seguida, o presidente da Alba convidará o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado estadual Júnior Muniz, para ler o Termo de Posse e a declaração de bens do Governador, que serão assinados por Jerônimo Rodrigues. Neste momento, ele será declarado empossado pelo presidente da Alba. O rito se repetirá com o vice-governador.
Já empossado, Jerônimo Rodrigues fará seu primeiro discurso como governador da Bahia no plenário da Assembleia Legislativa. A cerimônia será concluída com a execução do Hino da Bahia e terá transmissão ao vivo pela TV Alba e pelo canal do Governo no Youtube (https://www.youtube.com/@governodabahia).
Passagem em revista
Após a sessão solene no plenário da Assembleia, o governador Jerônimo Rodrigues será conduzido à área externa, onde passará em revista a tropa, composta por cadetes e integrantes da banda de música Maestro Wanderley, que desfilarão prestando continência ao novo comandante do Estado.
No final deste ato, ali mesmo Jerônimo Rodrigues falará novamente à imprensa, já na condição de chefe do Executivo.
Transmissão de cargo
*Foto Ilustrativa: Reprodução Redes Sociais

Depois da sessão solene acontecerá a transmissão do cargo do atual governador Rui Costa para seu sucessor empossado. O evento ocorrerá em uma grande tenda climatizada que foi instalada na área verde da Assembleia Legislativa.
De acordo com a nita duvulgada, o ato também terá transmissão ao vivo pela TV Alba e pelo YouTube e contará com a presença de senadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, representações de movimentos sociais, do setor produtivo e dos mais diversos segmentos da sociedade.
Nesta segunda cerimônia, Rui Costa fará um pronunciamento ao público presente antes de assinar o Termo de Transmissão de Cargo junto com o governador Jerônimo Rodrigues, que também discursará.
A previsão é que o evento seja encerrado as 11h, com a execução do Hino oficial da Bahia. Na sequência as autoridades baiana seguirão para Brasília, para participar, também, da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Posse dos secretários
Já os secretários de Estado serão empossados pelo governador Jerônimo Rodrigues apenas no dia 3 de janeiro.
O local será a mesma tenda utilizada para a transmissão de cargo ao governador, na área verde da Assembleia Legislativa.
No local, haverá entrevista coletiva com os novos secretários, governador e vice-governador. Os detalhes sobre a cerimônia do dia 3 serão informados em breve à imprensa.